Projeto de Extensão

ENTREGA DE CERTIFICADOS - PROJETO PREPARANDO PARA O 1º EMPREGO 

No sábado (18), no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU – Europa/América), foi realizada a formatura da primeira turma do Projeto de Extensão e Ensino ‘Preparando para o Primeiro Emprego’. Destinado aos jovens, entre 14 a 18 anos de idade, atendidos por instituições assistenciais sem fins lucrativos, a ação contemplou em sua primeira edição 25 jovens.

Promovido pelo colegiado do Curso de Secretariado Executivo, da Universidade estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Toledo, o Projeto tem como principal objetivo contribuir para a qualificação de jovens que estão em busca de inserção no mercado de trabalho. A capacitação é desenvolvida através de material apropriado às necessidades do mercado para jovens sem experiência profissional, onde os acadêmicos da graduação em Secretariado Executivo dedicaram parcela dos conhecimentos adquiridos em prol dos alunos.

A diretora de Apoio da Secretaria da Juventude, Madalena Lopes Vieira Schmidt, destacou que o projeto concentra-se no encaminhamento ao mercado de trabalho de jovens e adolescentes que frequentam entidades beneficentes no município de Toledo. “A maioria dos jovens que buscam essas instituições é proveniente de famílias de baixa renda, têm poucas oportunidades para se capacitar e, portanto, muitos deles não conseguem garantir sua empregabilidade”.

Madalena também relata que o ‘Preparando para o Primeiro Emprego’ apoiará as atividades desenvolvidas pelas entidades beneficentes que tenham o compromisso social de promover a dignidade e exercício da cidadania de jovens e adolescentes. “Através das aulas de entrevista e currículo, atendimento pessoal e telefônico, comunicação empresarial, informática e tecnologias, atividades comerciais e financeiras, funções administrativas, postura profissional e ética, empreendedorismo entre outras, foi possível propiciará também a aprendizagem profissional, social, cultural e científica dos alunos e dos acadêmicos que lecionaram as aulas do curso”.

A aluna formada pela primeira turma do Projeto Primeiro Emprego, Amanda Laize de Carvalho, de 14 anos, ressaltou a importância dos ensinamentos aprendidos no decorrer da capacitação. “Foi algo muito interessante e útil pra mim que ainda não defini qual profissão quero seguir, já serve de capacitação para o futuro. Além de incentivar e dar certa segurança em relação ao primeiro emprego”.

O projeto foi realizado nas dependências do Centro da Juventude do Jardim Europa tendo algumas oficinas feitas na Unioeste. O custo incluiu apostilas que foram dadas gratuitamente, transporte para os alunos, lanche para intervalo e demais gastos adicionais.

FONTE:  http://www.toledo.pr.gov.br/noticia/projeto-preparando-para-o-primeiro-emprego-entrega-certificados#slide-1-field_imagem_noticia-17434


 

Reunião para parceria do Projeto "Preparando para o 1º Emprego" e Centro da Juventude de Toledo

Projeto de Extensão e Ensino com a realização da Unioeste através do curso de Secretariado Executivo, com parceria do Governo Municipal através da Secretaria da Juventude. Serão 25 vagas para jovens de 14 a 18 anos, ofertado no Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli, com início no dia 02.08.2014.O projeto que concentra-se no encaminhamento ao mercado de trabalho de jovens e adolescentes que frequentam entidades beneficentes no município de Toledo, onde esta iniciativa vai além do benefício social de preparação para o primeiro emprego, de jovens a instituições sem fins lucrativos; a proposta também objetiva iniciar o acadêmico de Secretariado Executivo na pesquisa, na extensão e no ensino, incentivando os alunos para atuarem como pesquisadores, instrutores, e ainda a perceberem o seu papel na sociedade, como cidadão, uma vez que estas características são relevantes para a empregabilidade do próprio acadêmico. 

 

CARTAZ - Primeiro Emprego Unioeste 2014.pdf (474760)

 

 

  • Secretariado Executivo: preparando para o primeiro emprego

O objetivo é oferecer uma formação básica com 32h de curso, a jovens carentes, vinculados a entidades assistenciais, para que os mesmos estejam melhor preparados para se inserirem no mercado de trabalho, através de disciplinas como:

- Entrevista e Currículo;

- Atendimento Pessoal e Telefônico;

- Rotinas Secretariais;

- Comunicação Empresarial;

- Informática e Novas Tecnologias;

- Funções Administrativas;

- Atividades Comerciais e Financeiras;

- Postura Profissional e Ética;

- Empreendedorismo;

- Espanhol Instrumental;

- Inglês Instrumental. 

O projeto envolve 8 professores e 20 acadêmicos do curso de Secretariado Executivo, que ministrarão as oficinas.

 

Coordenação: Prof. Keila Raquel Wenningkamp  

Professores colaboradores: Carla Maria Schmidt, Débora Liessen Vigorena, Patrícia Stafusa Sala Battisti, Marcio Alberto Goebel, Maura Bernardon, Dari José Klein, Fabiana Regina Veloso Bíscoli, Ivanete Daga Cielo, Taiana Grespan. 

Mais informações: (45) 3379-7049 | sebkeila@hotmail.com / proj.emprego@hotmail.com

 

 

 

Projeto de Extensão 2011: