Regulamento Estágio Supervisionado I e II:

Coordenação de Estágio publica cronograma de entrega dos projetos e tcc's de estágio supervisionado I e II.

Edital 002 publica cronograma entrega documentos ESSEB I.pdf (241,7 kB)

 

Regulamento de Estágio Supervisionado em SE

 

O Regulamento de Estágio Supervisionado para o curso de Secretariado Executivo está disposto na Resolução:

3692007-CEPE Regulamento Estagio SE.pdf (44,9 kB)

 

Supervisores de Estágio

Coordenação de Estágio publica Edital designando professores supervisores de estágio para o ano letivo de 2014:

Orientadores de Estágio Supervisionado I (3º Ano):

Orientações ESSE I.pdf (76906)

Orientadores de Estágio Supervisionado II (4º Ano):

Orientações ESSE II.pdf (76450)

 

 

Pesquisa revela realidade dos Estágios do curso de SE

Caracterização do Estágio Extracurricular no curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE – pesquisa realizada com os acadêmicos em 2011

 

Obs.: As informações completas sobre a pesquisa realizada constam no artigo com mesmo título publicado nos ANAIS do 2º ENASEC, realizado pela Universidade de Passo Fundo, em outubro de 2011.

 

            O estágio extracurricular além de ser um processo de integração do acadêmico com o mercado de trabalho, também atua no aprimoramento de habilidades e desenvolvimento do futuro profissional.

            A profissão de Secretariado Executivo é evidenciada em vários aportes teóricos como uma profissão que passou por grandes mudanças e adaptações para ajustar-se às demandas do mercado de trabalho, o que requer dos profissionais o desenvolvimento de um perfil capaz de atender às necessidades das organizações.

            Considerando as exigências do mercado de trabalho, as diretrizes curriculares para os cursos de secretariado executivo, instituídas pelo Ministério da Educação no ano de 2005, estabelecem que os cursos de graduação em secretariado executivo contemplem em seu currículo, a formação de profissionais polivalentes e multifuncionais, conhecedores do funcionamento organizacional (MEC, 2011).

            A lei que dispõe sobre o Estágio Supervisionado de Estudantes é a de n° 11.788, de 25 de setembro de 2008. Em seu capítulo I, art. 1° define o estágio como:

 

O ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

 

            Essa mesma lei é considerada na Resolução n° 385/2008 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a qual dispõe sobre as Diretrizes Gerais para os Estágios Supervisionados dos Cursos de Graduação. Nessa resolução, o estágio supervisionado é curricular obrigatório quando se constitui como uma disciplina obrigatória da grade curricular do  curso, com carga horária prevista no Projeto Político Pedagógico, como requisito para aprovação e obtenção de diploma, obedecendo às Diretrizes Curriculares Nacionais.

            Para Bianchi; Alvarenga e Bianchi (2003), é por meio do estágio curricular que o estudante será informado sobre as necessidades do mercado de trabalho e deverá complementar seus estudos, aplicando o conhecimento teórico adquirido. Já no estágio extracurricular, o local para estagiar é de livre escolha do discente, podendo ser desenvolvido em qualquer período do curso, constituindo-se como uma atividade complementar à formação acadêmico-profissional.

            Biscoli (2007, p.19) destaca ainda que “o objetivo da instituição de ensino e do estagiário poderá significar mais para a empresa do que apenas o aprendizado do aluno. Pode sugerir também que o aluno estagiário tenha a oportunidade de pesquisar e propor alternativas atualizadas e coerentes com a realidade do campo de estágio, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento das atividades da empresa”.

 

Resultados parciais da pesquisa aplicada em 2011.

 

Gráfico 01 – Setores das empresas que realizou/realiza o estágio extracurricular.

Fonte: BILERT, BISCOLI e VIGORENA. ANAIS do 2º ENASEC, Passo Fundo: 2011.

            Observou-se que a maioria das vagas de estágio (58%) concentra-se no setor público, seguidos 28% nas empresas de prestação de serviços, enquanto outros 14% no comércio.

 

 

Gráfico 02 – Área da empresa onde atuam os estagiários do curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE.

Fonte: BILERT, BISCOLI e VIGORENA. ANAIS do 2º ENASEC, Passo Fundo: 2011.

            Salienta-se que a recepção e o atendimento representam atribuições dos profissionais de secretariado, pois são atividades que fazem parte das atividades dessa profissão. Por outro lado, como foram citadas outras áreas de atuação relacionadas à gestão da organização, constatando-se a necessidade do profissional dominar conhecimentos sobre o funcionamento organizacional, o que condiz com o conteúdo curricular do curso, quanto à formação de profissionais multifuncionais, conforme as diretrizes curriculares nacionais.

 

Gráfico 03 – Agentes de integração responsáveis pelos contratos de estágio dos estagiários do curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE.

Fonte: BILERT, BISCOLI e VIGORENA. ANAIS do 2º ENASEC, Passo Fundo: 2011.

 

            Observa-se o incentivo da UNIOESTE em viabilizar o estágio aos acadêmicos de Secretariado Executivo, sendo o agente de integração responsável e empregador de 28 contratos de estágio do curso no ano de 2011.

 

Gráfico 04 - Valor da bolsa auxílio.

Fonte: BILERT, BISCOLI e VIGORENA. ANAIS do 2º ENASEC, Passo Fundo: 2011.

 

Gráfico 5 - Avaliação das oportunidades de estágio para o curso.

Fonte: BILERT, BISCOLI e VIGORENA. ANAIS do 2º ENASEC, Passo Fundo: 2011.

 

Gráfico 6 - Satisfação do acadêmico com relação aos conhecimentos proporcionados pelo estágio.

Fonte: BILERT, BISCOLI e VIGORENA. ANAIS do 2º ENASEC, Passo Fundo: 2011.

 

            Observa-se que 91% dos respondentes considera-se satisfeito ou muito satisfeito com os conhecimentos adquiridos no ambiente de estágio, isso mostra que as empresas onde atuam estes estagiários tem atendido às suas expectativas, e de certa forma também a do curso de Secretariado Executivo, que coordena e acompanha as atividades dos seus alunos no campo de estágio, firmando parcerias com  empresas que tem uma compreensão do significado do estágio para a formação acadêmica.

 

Autoria das Secretárias Executivas e Professoras da UNIOESTE/Campus de Toledo, do curso de Secretariado Executivo:

Vania Silva de Souza Bilert; Fabiana Regina Veloso Biscoli, Ms.; Débora LiessemVigorena, Ms.