Encerramento Projeto Extensão: Secretariado Executivo - Preparando para o 1º Emprego

12/03/2013 12:40

 

        No ano de 2012, no período de 20/08/2012 à 01/12/2012, ocorreu a segunda edição do Projeto de Extensão – Secretariado Executivo: Preparando para o 1º Emprego. Foram atendidos os jovens das entidades Casa de Maria e Ação Social São Vicente de Paulo.

        Esta iniciativa foi além do benefício social de preparação para o primeiro emprego de jovens vinculados a instituições sem fins lucrativos, pois a proposta também atingiu seu objetivo de inserir o acadêmico de Secretariado Executivo na pesquisa, na extensão e no ensino. Os acadêmicos foram instrutores das oficinas, demonstrando seriedade na sua atuação que resultou na avaliação positiva dos alunos das oficinas nas duas instituições. Acadêmicos de Secretariado Executivo também destacaram como relevante a percepção do seu papel na sociedade, como cidadãos, características são relevantes para a empregabilidade do próprio acadêmico.

        Além disso, os resultados da Edição de 2012 ainda estão sendo diluídos ao longo deste ano, com a redação de artigos a serem apresentados no Seminário de Extensão da Unioeste e no III Encontro Nacional de Acadêmicos de Secretariado Executivo, além de encaminhados para publicação em revistas científicas. Com isso pode-se afirmar que a participação dos alunos foi muito satisfatória, confirmando-se o objetivo de relacionar ensino, pesquisa e extensão e ainda apresentou a interdisciplinaridade, percebida pelos acadêmicos, o que possibilitou uma vivência do aprendizado em sala de aula.

        Este projeto concretizou-se graças a participação dos professores e acadêmicos do curso de Secretariado Executivo, aos quais somos gratos pela colaboração. Também destacamos a importância da parceria das instituições envolvidas, Casa de Maria e Ação Social São Vicente de Paulo que confiaram na UNIOESTE e apostaram nos resultados projetos.

        Da mesma forma ressaltamos um agradecimento especial pela colaboração de empresas locais como a Transtol, parceira que disponibilizou um ônibus para buscar os jovens nos seus bairros e leva-los até à UNIOESTE, local onde foram ministradas as oficinas; a Veloso Engenharia e a OesteLine Informática que disponibilizaram recursos para o lanche oferecido nas oficinas.

        Os resultados finais do projeto serão apresentados em relatório a ser encaminhado às entidades envolvidas até final do mês de abril.

        Mais uma vez agradecemos a iniciativa do projeto e a colaboração dos envolvidos.