O Curso 

    O curso de SECRETARIADO EXECUTIVO da UNIOESTE – Campus de Toledo  foi implantado em 1987, sendo ministrado no período noturno, com duração de 4 anos. São oferecidas anualmente 40 vagas para o grau de Bacharel.

 

    O objetivo do curso é formar profissionais que desempenhem a função de Assessores Executivos das Organizações, que atuem como agentes executores, articuladores e multiplicadores mais próximos dos centros deliberativos e dos poderes decisórios.

    Com base em sua formação os profissionais formados pelo curso podem desempenhar as funções de: a) Gestor – que vincula a prática do exercício de atribuições e responsabilidade das funções de Secretário Executivo, planejando, organizando e implantando programas de desenvolvimento nas organizações; b) Empreendedor – que promova as idéias e as práticas inovadoras, tendo competência para implantar resoluções alternativas, bem como capacidade crítica, reflexiva e criativa, utilizando-se de novos conhecimentos para promover e antecipar as transformações organizacionais; e c) Articulador – que articule os processos de comunicação e relacionamentos internos e externos, bem como as transações internacionais (através das disciplinas como Comunicação empresarial, gestão e técnicas secretariais, Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola).

     Os principais locais de atuação do Secretário Executivo são: gerências de escritórios e assessorias executivas, direção e administração de empreendimentos próprios, assessoria a profissionais liberais, cargos em secretarias públicas e privadas, dentre outros. Para tanto são destacados conteúdos como Assessoria e Consultoria com ênfase nas áreas Secretariais, Organização de Eventos, Gestão de Documentos, Gerenciamento de Equipes de Trabalho, Liderança, Empreendedorismo, Administração e Planejamento Estratégico direcionados à área de atuação do Secretário Executivo. 

 

Objetivos do Curso

O objetivo do curso de Secretariado Executivo é formar profissionais que desempenhem a função de Secretário Executivo, um profissional apto a assessorar e articular a área administrativa das empresas, estando instrumentalizado em termos de idiomas, técnicas secretariais e comunicação geral. Isso quer dizer que deverá conhecer e entender a empresa em todos os seus aspectos, interpretando objetivos, adotando sua filosofia empresarial e visando obter resultados.

Administração, planejamento e organização são conceitos que o Secretário Executivo deverá dominar em toda a sua extensão. Atingindo-se estes objetivos, estar-se-á eliminando uma das reclamações mais ouvidas de diretores e gerentes, que, ao analisar o baixo desempenho obtido por suas equipes de trabalho, o atribuem à falta de pessoal qualificado. O acadêmico de Secretariado Executivo está sendo preparado para ser um inovador, um criador de alternativas para os diferentes problemas profissionais com os quais pode se deparar. É fundamental para este profissional o desenvolvimento da habilidade de relacionamento com as pessoas para conseguir resultados que impulsionem a empresa, além de desempenhar tarefas como a interpretação das formas de trabalho e normas empresariais necessárias ao bom desempenho da função.

O Secretário Executivo é o profissional que assessora a área administrativa das empresas. É o secretário o agente emissor e receptor das comunicações diretas e indiretas. Como assessor e facilitador é o elo de ligação entre a empresa e seus clientes internos e externos. Como coordenador de informações, administra relacionamentos e conflitos, ou seja, o profissional secretário executivo trabalha para a organização e não somente para o executivo o que leva à necessidade de compreender as rotinas e os processos organizacionais de forma ampla e abrangente.

 

Eventos

 

Buscando proporcionar aos seus acadêmicos uma vivência prática das teorias vistas em sala de aula, o curso de Secretariado Executivo promove eventos durante todo o ano letivo, organizados pela coordenação do curso e pelos próprios acadêmicos, como uma oportunidade de testar seus conhecimentos.

Exemplos de eventos organizados pelos acadêmicos são as Semanas Acadêmicas, Palestras, Ciclos de Debates, Colóquio, Coquetel de RH, Encontro Paranaense de Secretariado Executivo, entre outros que buscam discutir a formação dos profissionais da área, a sua inserção no mercado de trabalho e fomentar a pesquisa científica e os projetos de extensão através da interação entre acadêmicos e docentes do curso.

Em 2010, foram realizados – o I Colóquio Regional de Secretariado Executivo, o II Coquetel com RH, e o 1º ENASEC – Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, O 1º ENASEC - UNIOESTE que contou com a participação de cursos de Secretariado Executivo de todo o Brasil (confirmados acadêmicos de Brasília, Londrina, Guarapuava, Curitiba, Cuiabá, Passo Fundo e São Luis do Maranhão).

O evento foi direcionado a estudantes, professores, pesquisadores e coordenadores de curso de todo o Brasil para um programa de apresentação de trabalhos científicos, palestras e debates nos seguintes temas: a) a formação do profissional nos cursos de Secretariado Executivo no Brasil; b) estratégias de divulgação e inserção profissional na mídia e nas empresas; c) formação das linhas de pesquisa e possibilidades de Cursos de Mestrado na área; d) possibilidades de atuação profissional no mercado de trabalho.

Os eventos realizados pelo curso mostram seu empenho em manter o acadêmico atualizado e atuante possibilitando a interação com outros estudantes e profissionais em debates envolvendo as perspectivas acadêmicas e profissionais.

 

Regulamentação:

Tomando como base:

O Parecer CNE/CES nº 102, de 11 de março de 2004, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Secretariado Executivo;

E a Resolução CNE/CES nº 3, de 23 de junho de 2005, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo;